12 de janeiro de 2013

Rota do Gótico #5 - Pingo Borboleta

09:57, no Convento de S. Francisco, em Santarém, decidi continuar a minha rota pelo Gótico, na chamada capital do mesmo. Como sabem, Santarém conta com mais de uma dezena de Igrejas e monumentos góticos, por isso, é uma cidade mesmo muito rica neste aspecto.

Este convento, datado de 1242, foi recentemente restaurado depois de anos a sofrer abusos e maus tratos. Sim, é verdade, em tempos, chegou a ser usado como cavalariça para a Escola Práctica de Cavalaria de Santarém. Na primeira imagem, em cima à esquerda, podem ver como era antes e como está agora.

Quando se entra naquele convento, nas laterais temos acesso a várias escavações arqueológicas de muitas capelas desde o Séc. XIII, chegando até a mostrar vestígios de uma antiga mesquita.

Mas não fiquei por aqui. Até dia 10 de Março, este Convento tem um duplo interesse. Nele está patente uma bela e inovadora exposição interactiva sobre... Insectos! Esta exposição está sob a tutela do Ministério da Educação e Ciência, tem corrido todo o país e tem particularidades muito interessantes. Logo à entrada, é-nos facultado um insecto conservado em resina (dentro de dezenas diferentes) e é-nos proposto, através de perguntas, o desafio de seguirmos um labirinto até encontrarmos a que espécie ele pertence.

Calhou-me uma borboleta e lá segui o meu labirinto. Por lá também andava uma equipa de reportagem. Deixei-os estar e à saída, deixei o meu Pinga Amor por aí, numas cadeiras que ali estavam arrumadas.

A alma é uma borboleta... Há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose...
Richard Bach

Terá sido apanhado por aquela equipa de reportagem? Ganhará, este Pingo, asas para voar de encontro a alguém que precise dele?

8 comentários:

  1. Tudo com muito bom gosto, como é teu hábito, Pedro.
    Parece que finalmente o Convento terá o seu "descanso" merecido.
    A exposição parece interessante e sendo realizada num local como esse é uma visita "dois em um".
    Gostei.
    <3

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Alexandra , o bom gosto impera nos teus post, para mim
    estes pingos da rota do Gótico , são sempre especiais, fico sempre com
    vontade de conhecer tudo.

    Este pingo ganhou asas a partir do momento que foi deixado com amor.
    Quem sabe ele encontrou alguém que precisava de um pouquinho da sua força
    para voar!

    O pingo é simplesmente amoroso:-)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Pedro por esta visita guiada pela rota do gótico.As tuas montagens são sempre de muito bom gosto
    E este belo pingo resultou da metamorfose do de Origami...

    ResponderEliminar
  4. Pedro, que capricho esse pingo com mini botões...gosto muito da comparação das pessoas com borboletas, visto que renascemos várias vezes durante a vida. Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Lindo Pingo e linda maneira de pingar este Convento e a exposição de insetos. Interessante a reportagem do Convento de S. Francisco, realmente uma riqueza em termos arquitetónicos e histórico.
    Montagem excelente em todos os sentidos, perfeita!
    Parabéns Pedro e seguramente alguém ficará em ordem ao colher estes belo pingo. ;-)
    Bjs <3

    ResponderEliminar
  6. Bonita "reportagem", Pedro :)
    Gosto de conventos, sinto-os como lugares de paz onde podemos estar sem pressas. São Francisco é um Santo especial porque até os lobos ficavam mansos na sua presença e todos os animais vinham ao seu encontro...
    O pingo deixado é lindíssimo, uma obra de arte!
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Pedro! Quase que poderíamos chamar-te o "Cicerone PingAmor" porque nos levas a conhecer sitios bonitos e especiais.
    Quem teve a paciência e a perfeição de coser todos esses botõezinhos coloridos no coração? É obra! Parabéns também para o autor/a.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do convento e da resina com a borboleta. Uma belíssima ideia terem feito essa exposição aí... chama pessoas ao convento :)

    ResponderEliminar

Quer partilhar o seu coração connosco? Aqui acolhemos os seus Pingos de Amor por aí em forma de palavras...