5 de outubro de 2012

Coração florido #6

15:06, na Rua das Flores estava um carro com uma flor. Como vão já sabendo, isso para mim significa que tem de levar um Pinga Amor no seu vidro. E assim foi, com o seguinte texto:

Lembram-se da primeira vez que andaram de baloiço? Eram mais pequenos, acreditavam que seria muito fácil andar naquela tábua suspensa por duas correntes, pois viam os outros meninos alegres, baloiçando. Talvez os pais vos ajudaram e vos colocaram em cima dele. Vos largaram por um momento, ainda antes de dar o impulso inicial. Vocês viram como aquilo era instável, baloiçava ao mínimo movimento vosso. Aquilo era periclitante. Mas sabiam que tinham os vossos pais para vos segurarem.
É assim o Amor inicial, dos pais. Um doce balançar como uma mãe que embala o filhote no seu colo.

Depois, começamos a ganhar confiança. Começamos realmente a tomar balanço. E vamos, a cada movimento que vai e que vem, cada vez mais alto. Até que começamos a ficar com algum medo de nos magoarmos. Abrandamos os balanços. Retraímos o impulso que vai e que vem.
É assim a primeira desilusão de Amor. Aprendemos que este movimento que vai e que vem é como uma faca de dois gumes.

Posteriormente, recuperamos a confiança e começamos a baloiçar de novo. Durante algum tempo, o nosso Amor é como o movimento que vai e que vem de um baloiço. Vamos nos apaixonando fugazmente por uma ou outra pessoa. Ora em cima, felizes por pensarmos que encontrámos a nossa alma gémea, ora em baixo, tristes por constatarmos que afinal, aquela pessoa, não era bem o que aparentava ser. São assim os amores que vamos tendo, fruto de uma tentativa de procura de algo perdido.
O Amor é uma procura de nós mesmos. Um vai e vem, como se fôssemos um io-iô nas mãos de alguém.

Até que um dia, subitamente, esse movimento que vai e que vem se torna um balançar tão leve, tão natural como uma onda que vem, que entra pela praia dentro e te molha os pés, quentes do Sol. E depois vai, volta e leva consigo o teu perfume por entre a espuma. Nessa altura o baloiço parou no seu ponto mais elevado. Não desce mais. E então parece que levitamos, que caminhamos sobre o ar de tão leves que nos sentimos.
O Amor é como andar de baloiço. É como o movimento que vai e que vem. Que leva Amor para outra pessoa e que o traz de volta para mim.
Será que alguém o vai apanhar e ficar com o seu coração mais perfumado?


13 comentários:

  1. "Pedro e os carros floridos" dá quase para o título de um livro ou filme :-)
    Aqui à minha porta há 2 carros que há já muito tempo que "chamam" por mim: um smart branquinho e um pequeno peugeot (acho que não me engano?) amarelo mostarda. E um destes dias reparei que o carrinho amarelo tem pendurado no retrovisor uma flor e uma joaninha e logo pensei: "Ora aqui está um que não escapava ao Pedro" :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá um Pingo por mim, por favor! <3

      Eliminar
    2. Claro que sim! Eu já tinha ideia de o fazer por mim, agora fá-lo-ei por ti já que me ordenaste :-) Se calhar até posso colocar um dos que me enviaste, o que achas?

      Eliminar
    3. Ordenar é uma palavra forte! :-D Se quiseres, deixa um dos meus, eu depois reponho o teu stock... :-)

      Eliminar
  2. Este texto é tão bonito... Como é que um simples baloiçar pode traduzir o Amor ao longo da vida? Parabéns, este coração irá, certamente parar às mãos certas :)

    ResponderEliminar
  3. Pura poesia, Pedro (mesmo sem rima), mas o Amor é mesmo assim: umas vezes faz-nos voar até às estrelas, outras atira-nos, raivosamente, para o fundo do poço. Mas continuo a gostar de andar de baloiço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Roseira Brava, também continuo a gostar de andar de baloiço... <3

      Eliminar

  4. O Pingo de Amor que encontrei trazia este mesmo texto e é tão bonito Pedro :)
    Obrigado por escreveres tão bem e por me fazeres sorrir cada vez que o torno a ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É em momentos como estes que as palavras me falham. Elas não descrevem como me senti ao ler as tuas bonitas palavras... Muito, muito, muito obrigado por tudo, Daniela! São palavras como as tuas que nos alegram o dia e me fazem ver que tudo valeu a pena. Estou muito grato... <3

      Eliminar
    2. O Pedro é digno de palavras e gestos bonitos porque também ele os oferece e com tanto carinho.

      Bem hajas Pedro, sê sempre essa pessoa com um coração tão bonito!
      Bjos

      Eliminar
    3. Assim fico sem jeito, Isabel! <3 Somos apenas espelho uns dos outros e o que vês em mim de bonito, também tu o possuis... Obrigado por tudo!

      Eliminar
    4. Mau! Mas isto é uma troca de elogios? :-) :-) :-)

      Eliminar

Quer partilhar o seu coração connosco? Aqui acolhemos os seus Pingos de Amor por aí em forma de palavras...