13 de outubro de 2012

Coração Acetinado - João Braz "Príncipe dos Poetas Algarvios

Esta manhã precisei de ir à Zona Ribeirinha do Rio Arade, ao edificio da antiga lota, levantar a t. shirt para usar amanhã na Mamamaratona 2012. Levei comigo 2 PingAmor,  que fiz ontem à noite propositadamente para o evento, esta tão grande causa organizada pela Associação Oncológica do Algarve, e também a bolsinha com vários outros PingAmor.

Assim que estacionei o carro, dirigi-me de imediato à estátua, em bronze,  de João Braz, o "Príncipe dos Poetas Algarvios" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Braz) e que ainda tive o prazer de conhecer quando cheguei a Portimão.

Delicadamente, coloquei-lhe o Coração Acetinado na mão direita, na outra mão tem um livro.

Quando, de regresso, voltei a passar, cerca de 45 minutos depois, o PingAmor ainda "bailava" pendurado no dedo deste importante homem das letras mas, curiosamente, vi várias pessoas a pararem junto à estátua e não só tiravam fotos à figura em si, como se aproximavam da sua mão direita e tiravam também ao pequeno PingAmor.


A que me trouxe o Amor

A que me trouxe o Amor veio à tardinha,
Com sol nos olhos e com mel na boca,
Em gestos coleantes de gatinha,
Aninhar-se em meus braços p`ra ser minha
Um breve instante, numa entrega louca!


As minhas mãos morenas, enlaçei-as
Nas suas brancas mãos---lírios em flor;
Dei-lh`as vazias, tristes e plebeias,
E elas ficaram milionárias, cheias
Da alma daquela que me trouxe o Amor...


A que me trouxe o Amor veio de mansinho,
Com graças de menina e de mulher,
Junto ao meu peito procurar carinho,
Pomba cansada que regressa ao ninho
Para suavemente adormecer.


                                                        João Braz

5 comentários:

  1. Queres ver que agora o teu Pinga Amor fica ali a fazer conjunto com a estátua? :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta manhã (domingo) passei por lá quando fui para a mamamaratona e não, o PingAmor já não fazia parte da estátua do Príncipe dos Poetas :-)

      Eliminar
  2. O poema é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o, obrigada. Não conhecia o poeta mas vou procurar para ler mais !

    ResponderEliminar
  3. Roseira Brava, quando vim morar para Portimão, em 1992, este senhor frequentava assiduamente a biblioteca. Era muito simpático mas eu não fazia ideia que era uma pessoa importante na literatura. Quando ergueram a estátua dele é que caí em mim e fui pesquisar. Em boa hora o fiz! Nunca é tarde para se aprender nem para se estar informado.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. O poema é lindíssimo. Pingar na mão da estátua do autor do poema foi uma ideia brilhante: é como se a estátua ganhasse vida, estendendo a mão a oferecer aos caminhantes um pedaço da sua obra... Uma bonita homenagem.

    ResponderEliminar

Quer partilhar o seu coração connosco? Aqui acolhemos os seus Pingos de Amor por aí em forma de palavras...