31 de julho de 2012

Coração Bombom - Palácio Valenças (antiga Biblioteca Municipal de Sintra)

Dia 28 de julho
Ainda antes do almoço, fomos fazer uma "viagem no tempo": visitar o Parque da Liberdade.
Entrar neste parque é para mim, e para o meu primo Eduardo, voltar mais de 30 anos atrás. Era aqui que passávamos parte das nossas férias, parte do nosso tempo livre. Aqui patinávamos, aqui ele jogava hoquei (juntamente com os meus irmãos), aqui eu assistia ao jogos (com a minha mãe a gritar pelo sobrinho e pelo filho; o meu pai como seccionista), aqui fui "assediada" por alguns pretendentes... ... ... aqui vivemos parte da  nossa infância. Foi um misto de saudade, tristeza e nostalgia que sentimos naquele momento (ambos, estou certa).
Ao mesmo tempo, íamos relatando as nossas vivências ao pequeno Edu "Aqui a prima fez isto", "Aqui o pai fez aquilo".
A certa altura passámos por umas árvores e fiquei maravilhada com o que disse o meu pequeno primito: " Prima, parece uma floresta das histórias! Parece que vão sair dali esquilos". Sorri e respondi: "Parece que vão-nos aparecer fadas e duendes, não é Edu?"
Uma das saídas do parque vai encontrar o Palácio Valenças, a antiga Biblioteca de Sintra, a "minha" primeira biblioteca, a biblioteca da minha mãe. Foi lá que ambas trabalhámos em tempos.
Dirigi-me à porta. Antes sempre pintadinha, com os puxadores bem lustrosos, cortinas acetinadas e vários vasos a circundá-la e hoje triste e abandonada. Coloquei o Coração Bombom por volta das 12h 15m no puxador enegrecido e sem brilho; uma lágrimazinha marota veio bailar-me nos olhos, tirei a foto e avancei sem coragem de olhar mais para trás.
Por muito que não se queira há certas situações que mexem com os nossos sentimentos.

Não sei se ainda existem por lá antigas colegas, quem me dera que fosse uma delas a encontrar o meu PingAmor.



(as últimas 3 janelas lá em cima pertenciam à minha sala de trabalho)




"O coração tem razões que a razão desconhece."
 (Blaise Pascal)

2 comentários:

Quer partilhar o seu coração connosco? Aqui acolhemos os seus Pingos de Amor por aí em forma de palavras...