2 de dezembro de 2012

Rota do Gótico #1 - Coração D. Pedro de Meneses

08:21, no café que tinha sido pingado na semana passada tentei deixar um Pinga Amor por aí, no mesmo local. No entanto, a senhora desta vez não me deixou espaço de manobra e abortei o Pingo. Resolvi apresentar aqui as fotos que já tinha tirado, uma vez que gostei delas.

Foi então que tive uma ideia. Santarém é conhecida por ser a Capital do Gótico, estilo arquitectónico do qual sou apreciador. Assim, nada melhor que doravante passar a deixar um Pingo em cada uma dessas Igrejas escalabitanas. E são muitas!

Escolhi começar pela que mais me diz, pela Igreja da Graça, que está arrumada no meio do casario do centro histórico de Santarém. Em frente, tem um muro onde está pintado um avião a lançar corações, em vez de bombas, dizendo: Drop Love, not bombs. Achei um belo prenúncio!

Esta Igreja é muito sui generis, ao contrário da quase totalidade das outras igrejas, nesta quando entramos descemos para o nível de uma cave. E toda a igreja emana luz e um sentimento de bem estar, diferente das outras onde já entrei.

Já lá tinha estado antes, e por isso, não pude deixar de fotografar o belo túmulo de D. Pedro de Meneses, Capitão e Governador Geral de Ceuta, e também Conde de Vila Real. Este herói esquecido da nossa história foi o responsável por liderar as nossas parcas tropas para a conquista de Ceuta, no Norte de África. Dito assim, pode parecer pouco, mas se o contextualizarmos no sentido que esta conquista foi a primeira e o ensaio para algo grandioso que Portugal viria a realizar: Os Descobrimentos.

Devo dizer que adoro o pormenor de as estátuas que os representam a ambos, estarem de mãos dadas, como se pode ver na foto.

Use seu sorriso para transformar o mundo, não permita que o mundo altere o seu sorriso.
Heraldo Meneses

Deixei o Pingo em cima de uma mesa, com o túmulo ao fundo (ver canto inferior esquerdo da foto), esperando que alguém o apanhasse. Uma muito simpática senhora guardava a Igreja, terá sido ela a apanhar o Pingo ou algum visitante?


11 comentários:

  1. Gosto do pormenor da rosácea visto da parte de dentro da igreja e do trabalhado do pórtico.
    Mais um papel de origami muito bonito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A Igreja parece ser mesmo muito bonita, e o conjunto das fotografias está 5*. Eu adoro Igrejas e adorei este pingo, bem como esta apresentação. Parabéns! <3

    ResponderEliminar
  3. Oh, Pedro, és um honorável descendente desse Pedro Meneses ??? O Pingo, apaixonante como sempre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que sim, falta descortinar duas ou três gerações... ❤

      Eliminar
  4. Gostei da imagem do avião a lançar corações e da frase (acredito na força do sorriso) também e quando andar por Santarém não esquecerei a Igreja da Graça.Pedro as tuas montagens estão cada vez mais requintadas

    ResponderEliminar
  5. ola bom dia, no domingo passado entrei na igreja da Graça , local onde entro sempre quando encontro a porta aberta ao passar por ali, gosto de tudo naquela igreja, admiro sobretudo o entusiasmo e a coragem de todos os navegadores portugueses e gosto de orar desde que estou em Santarem junto ao tumulo de Pedro Alvares Cabral,eu como ele tambem tive as minhas aventuras , só que as minhas foram mais irresponsaveis prejudicando-me a mim e a todos os que viviam comigo, bem mas isto será assunto para mais tarde. Facto é que depois da minua oração ao passar por uma mesa deparo-me com um simples papel com a frase leva-me contigo , ao ler tudo o que dizia olhando por vezes para o bonito coração em origami e á medida que me fui apercebendo do que se tratava, no simples e grandioso gesto de quem humildemente aciona o seu Amor para o distribuir por ai, senti-me grato por esta oferta, por aquele momento , desapareceu a solidão e mágua que nos ultimos tempos me acompanham e em sua subestituição meu peito sorria, um vento suave morno e colorido torneavam meus ouvidos, com a luz pessoal daquele maravilhoso espaço, senti-me a admirar um invulgar põr do Sol na companhia dos que mais Amo cuja presença ao meu lado é anciada a todo o instante. Tendo Deus e Amor para mim o mesmo significado que façam os dois de mim a sua torneira e que em gestos, atitudes e palavras, eu consiga por ai, pingar o melhor de mim . Obrigado ao Amor e a todos aqueles que tornaram isto possivél ..... ( pedro torrão , telemv : 925106206 . mail : pedaltor@hotmail.com ) . Agora quero ser mais um amigo por perto ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro homónimo, fico imensamente grato pela grandeza das tuas palavras e pela tua bondade em vires cá deixar o teu testemunho. A vida é como uma sucessão de jardins, como se estivéssemos num caminho, que vai dando acesso a vários jardins. Por vezes, encontramo-nos no intervalo enre dois jardins e pensamos que tudo é menos bonito. Mas não temamos, em breve chegaremos novamente a outro jardim e tudo aquilo que nos parece menos positivo, se transformará de novo em flores que admiraremos, pela sua beleza ou perfume. O que quer que tenha feito, terá o seu perdão. Abraço grande!

      Eliminar
  6. Pedro, que lugares lindos e especiais que deixou os pingos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Pedro pelas suas palavras, estou certo que no meu caminho irei chegar a um jardim, agora e mesmo que reentre no mesmo, terei toda a atenção e cuidadrei de todos os aspectos da sua jardinagem. tudo de bom e um Grande Abraço ( pedro torrao )

    ResponderEliminar

Quer partilhar o seu coração connosco? Aqui acolhemos os seus Pingos de Amor por aí em forma de palavras...