18 de dezembro de 2012

Pingo de Amor em Amor

Vivo perto de uma Aldeia que se chama Amor mas nós pronunciamos Ámor.

Já á muito tempo que ando para Pingar esta Terra com este nome fantástico e tão propositado para este projecto.

Hoje foi o dia :)
Amor, aldeia constituída como freguesia no ano de 1630.
A origem do seu nome não se sabe ao certo, embora existam algumas lendas e mitos acerca do seu aparecimento.
A maioria dos habitantes da freguesia acredita na lenda que liga o nome aos amores atribulados de D. Dinis. Esta diz que o nome da freguesia se deve ao facto de D. Dinis manter nesta localidade uma amante, "A mór", assim denominada por ter sido escolhida para sua amante. Segundo esta teoria, a designação "A mór" foi sofrendo modificações ao longo dos tempos até tornar o que é hoje o actual nome da freguesia: "Amor". Mas existem algumas duvidas em relação a esta explicação pois num documento, redigido por D. Sancho II, traduzido para português actual pode ler - se: "Todos os jurados (...) disseram (...) também Domingos Chanca possui moinhos em amor e o senhor rei não recebe dai os seus direitos (...) ". Ora tendo o reinado de D. Sancho II sido de 1223 a 1247 e o de D. Dinis de 1279 a 1325, significa que o nome "Amor" utilizado para denominar um local em Portugal Continental era já anterior a lenda que é tida como explicação.
Outra teoria sobre esta terra e a origem do seu nome é que Amor antigamente fora navegável. E que nessa altura chamavam ao Alto de S. Paulo, "Almore" - que quer dizer o "sitio mais alto". E ao longo dos tempos e com a evolução da língua a palavra "Almore" foi perdendo as letras "l" e "e" dando origem ao que é hoje: Amor.
Ainda outro mito curioso em relação ao nome da freguesia é que muitos habitantes acreditam que esta terra deriva o seu nome de "Jerumenha". Segundo a lenda um habitante local desconhecido partiu para a localidade de Jerumenha, Alentejo, para lutar contra os franceses na altura das invasões. Ele alcançou o que mais nenhum tinha conseguido, o rei, para o felicitar deu- lhe o sobrenome de "Jerumenha", para ele o poder passar aos seus sucessores, nome esse que ficou como nome da terra onde habitava, Amor.
A freguesia de Amor situa-se a 10km de Leiria. Fica situada entre Leiria, Marinha Grande e Monte Real.
Pensei em Pingar a junta de freguesia mas achava eu não ter coragem para entrar lá sem um motivo aparente, então estava eu a estacionar o carro vi um multibanco e pensei que seria o sítio ideal mas mal saí do carro a coragem apareceu e lá fui para a entrada da junta. Como a entrada tinha pouca visibilidade para o interior do edifício senti-me mais descontraída.
Estava uma árvore de natal mesmo na entrada e o Pingo de Amor Floco de Neve era vermelho, estava escolhido o local para ficar a repousar até ser encontrado.
"O verdadeiro Amor não se conhece por aquilo que se exige, mas por aquilo que oferece."
(Jacinto Benavente)

12 comentários:

  1. O pingo está muito bonito e a terra está mesmo muito bem escolhida ;)

    ResponderEliminar
  2. O Pingo está bonito sim, tal como a Cátia diz. Confesso que já me tinha perguntado por esta localidade, por quando ela seria pingada, sabia que era relativamente perto, mas não me lembrava exactamente onde. Agora já inauguraste e muito bem... Gostei da montagem. Beijocas, Daniela <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bonita descrição e que bonito pingo! Era mesmo inevitável que esta localidade - Amor - fosse pingada! Quem sabe um dia não nos encontremos todos nesse local? Era bem engraçado tirarmos uma foto aí junto dessa placa :-)
      Beijinhos e bom Natal

      Eliminar
    2. Obrigado Pedro.Beijocas :)

      Obrigada Isabel. É uma ideia que fica para no futuro talvez nos juntarmos todos ao pé desta placa, porque no presente estamos todos juntos embora distantes no Amor que une todos no projecto :)
      Feliz Natal. Beijinhos

      Eliminar
  3. Que Pingo lindo Daniela :0)
    Gostei da história da tua localidade e nem vivemos muito longe uma da outra. Sempre que vou a Leiria passo pela placa que diz Amor :P
    Boas Festas
    Beijinhos
    <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alexandra.
      A minha localidade não é Amor, vivo a 10km's mas á muito tempo que andava para Pingar esta Terra com o nome tão especial :)
      Boas Festas. Beijinhos

      Eliminar
  4. Lindo o pingo, o local e a mensagem ... tudo feito com Amor !!!

    ResponderEliminar
  5. Adorei.
    Uma terra com este nome merecia mesmo ser pingada! :)

    ResponderEliminar

Quer partilhar o seu coração connosco? Aqui acolhemos os seus Pingos de Amor por aí em forma de palavras...